Causas da HPB
Embora as causas da HPB ainda não sejam claras, é uma doença muito comum, chegando a afetar metade dos homens aos 60 anos de idade.
A HPB afeta 90% dos homens aos 85 anos de idade. Fatores como idade, histórico familiar de problemas de próstata, obesidade e doenças crônicas, como diabetes e doenças cardíacas, podem aumentar o risco de aumento da próstata.
Lembre-se:
ignorar esses fatores e os sintomas relacionados pode levar a complicações graves.
Principais sintomas
Entre os sintomas da HPB, destacam-se:
Riscos da HPB
A hiperplasia prostática benigna (HPB) é uma consequência natural do envelhecimento. A próstata dobra de tamanho durante a adolescência e continua a crescer ao longo da vida.
Com o tempo, uma próstata aumentada pode comprimir o pequeno tubo que leva a urina da bexiga ao pênis e restringir o fluxo de urina.
Uma próstata aumentada pode interferir nos processos urinários normais, como enchimento e esvaziamento. Se não for tratada, pode causar problemas na bexiga ou nos rins.
Diagnóstico
O diagnóstico de HPB depende de um histórico médico completo e de um exame físico específico, com atenção a outras condições que podem estar causando os sintomas urinários5. Podemos destacar alguns como:
Tratamentos disponíveis Apesar de a próstata aumentada ser quase inevitável com o envelhecimento, sempre é possível fazer alguma coisa. A melhor opção de tratamento dependerá do grau de desconforto que você está sentindo, além de outros fatores, como idade, saúde, tamanho da sua próstata e suas expectativas pós-procedimento.
A HPB, seus sintomas e tratamentos