Deixe para trás a sua HPB. A Hiperplasia Prostática Benigna (HPB) é um dos sinais mais comuns do envelhecimento em homens. Uma doença que tem muitas soluções e tratamentos e que não deve assustar você. Ouse dar um passo pela sua saúde, conheça os tratamentos e enfrente a HPB de frente.

Opções de tratamento para HPB Você foi diagnosticado com HPB? O fato de você não conseguir urinar livremente está afetando sua qualidade de vida? Apesar de a próstata aumentada ser quase inevitável com o envelhecimento, sempre é possível fazer alguma coisa. Qual é a melhor opção? Depende do grau de desconforto que você está sentindo, sua idade, saúde, tamanho da sua próstata e suas expectativas pós-procedimento. Consulte seu médico para avaliar qual é a melhor opção de tratamento para você.

1

Terapia de Vapor de Água Rezūm™

Terapia não cirúrgica em ambulatório, que utiliza a energia natural armazenada no vapor de água para reduzir o excesso de tecido da próstata.

Saiba mais sobre Rezūm™
1

Terapia a Laser GreenLight™

Este tratamento utiliza um laser de alta energia, para aquecer e vaporizar rapidamente o excesso de tecido da próstata, criando um canal maior para a passagem da urina.

Conheça o Greenlight™

Ressecção Transuretral da Próstata (RTUP)

A RTUP utiliza uma fina banda de metal superaquecida, para cortar e remover o tecido da próstata.

Prostatectomia

Este é um procedimento cirúrgico no qual um cirurgião remove toda ou parte da glândula da próstata, por meio de pequenas incisões no baixo abdômen1.

O procedimento pode ou não envolver o uso de um robô.

Espera vigilante

Se os sintomas de HPB forem leves a moderados e não interferirem na sua rotina diária, seu médico pode recomendar a espera vigilante, isto é, o monitoramento ativo da sua condição antes de avaliar outros tratamentos.

Mudança comportamental

Você pode controlar os sintomas da HPB fazendo mudanças no estilo de vida, como seguir uma dieta rica em frutas e vegetais, praticar exercícios regulares, manter um peso saudável, reduzir o estresse na sua vida, limitar cafeína, álcool e outras bebidas à noite, e evitar descongestionantes, anti-histamínicos e outros medicamentos que podem agravar os sintomas1.

Suplementos

Alguns homens com HPB tiveram sucesso com suplementos nutricionais de venda livre, como sabal, beta-sitosterol e pygeum, para aliviar os sintomas. Sempre é melhor conversar com seu médico antes de começar a tomar qualquer suplemento.

Medicamentos

Os bloqueadores alfas relaxam os músculos na bexiga e na próstata, facilitando a micção. E os inibidores da alfa-redutase ajudam a reduzir a glândula da próstata ao bloquear hormônios3.

Elevação Uretral Prostática (PUL)

Procedimento não cirúrgico em ambulatório, que utiliza implantes permanentes para levantar e afastar o tecido aumentado da próstata, de forma que não mais bloqueie a uretra.

Terapia Transuretral por Micro-ondas (TUMT)

Este procedimento não cirúrgico utiliza antenas de micro-ondas presas em um cateter uretral, para aquecer a próstata e aliviar os sintomas de HPB3.

O que é Rezūm™? A Terapia Rezūm™ é geralmente realizada no consultório do seu urologista, ou em um ambiente cirúrgico ambulatorial. Durante cada tratamento de 9 segundos, um vapor de água estéril é liberado no tecido específico da próstata.

Com o tempo, a resposta natural de cura do seu corpo absorve o tecido tratado, encolhendo a próstata. Após a remoção do excesso de tecido, a uretra se abre, reduzindo os sintomas da HPB**, 7, 8.

Saiba mais

Greenlight™ e a cobertura dos convênios O Greenlight™ é um procedimento de fotovaporização de próstata a laser, que faz parte do Rol de Procedimentos e Eventos em Saúde, portanto, com cobertura obrigatória nos planos de saúde.
A Resolução Normativa ANS Nº 582, publicada em Diário Oficial no dia 07 de julho de 2023, regulamenta e torna obrigatória a cobertura do procedimento “Fotovaporização de Próstata a Laser” no âmbito da Saúde Suplementar. Confira aqui a publicação completa no DOU.

Conheça o Greenlight™